Modelos de Intervenção da Fisioterapia
Neste espaço pretendemos partilhar os modelos que recomendamos como essenciais para uma prática eficaz e centrada no utente.
A intervenção da Fisioterapia deve ser centrada nos objectivos do utente relacionados com o movimento e a funcionalidade, ou seja, autonomia na actividade e participação, mediante um raciocínio clínico fundamentado na informação científica actualizada.
Dada a complexidade do utente neurológico e das variantes de lesões neurológicas, o grupo internacional de investigação da Classificação Internacional de Funcionalidade - CIF, criou e validou Core Sets para diferentes condições (ver abaixo), onde estão indicadas as categorias / variáveis / resultados / estados de saúde mais relevantes, a serem valorizadas na avaliação e intervenção do utente.
Por sua vez, o GIFN, de acordo com o solicitado pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, compilou os diferentes Core Sets e criou uma listagem de categorias / resultados / estados de saúde, a constar no regísto mínimo da Fisioterapia e que representam o foco de intervenção e eficácia comprovada da Fisioterapia em Condições Neurológicas.
Core Sets
-
Core_Set_LVM